Transforme a forma de pensar sobre os fatos e dê significado aos pensamentos antes que gerem sofrimentos. São as experiências que nos capacitam, nos estimulam e nos trazem alegrias, ou nos restringe e nos freia levando-nos ao sofrimento.
Segundo Bert Hellinger, “Todo sofrimento nasce em um pensamento não observado.” E o pensamento onde nasce?
A interpretação rápida dos fatos causa sofrimento, ou seja tem a ver com os significados imediatos e instantâneos que fazemos sobre a realidade e sua relação conosco.
O pensamento trazido à existência através da atividade intelectual. Por esse motivo, pode-se dizer que o pensamento é um produto da mente, que pode surgir mediante atividades racionais do intelecto ou por abstrações da imaginação.
O Que são FATOS?
Fatos são acontecimentos reais. Não importa o que pensa a respeito, o quanto concorda ou não. Fato é FATO.
A visão dos fatos, puro e simples gera em nós um pensamento a respeito e instantaneamente formamos uma opinião que nos leva a uma emoção.
A opinião é criada a partir do agrupamento das interpretações dos receptores neurais. Num sentido mais amplo, a opinião está ligada à sua crença como indivíduo, na qual se baseia para criar conclusões e pontos de vista.
Para te convencer sobre o meu ponto de vista, ou seja, da minha opinião, é preciso apresentar argumentos bem construídos. Na argumentação desse texto, é possível que eu cite fatos e, em seguida, emita minha opinião a respeito deles, criando uma explicação capaz de te convencer a pensar sobre essa ideia. (Não farei isso! Pretendo me ater aos fatos).
O que são Significados?
Significados são as histórias que contamos a nós mesmos Geralmente com base em julgamentos precipitados, achismos e crenças.
Dar sentido a cada experiência é uma necessidade natural do cérebro.
Às vezes, damos um significado claramente negativo a certos fatos. Basta ser dominado por emoções negativas para filtrar e distorcer a realidade. Não é raro o cérebro de forma seletiva, distorcer o que vê com base no humor ou tipo de personalidade .
A origem desse desconforto ou infelicidade estaria quase sempre em nossos “arquivos” familiares. Nessas primeiras experiências e num ambiente que nos encorajou a criar uma história dolorosa. Desde então, não conseguimos avançar e estamos presos nesse capítulo que nunca termina.
O que nos acontece, são fatos passados e seria impossível mudá-los, entretanto é como os interpretamos que nos trazem a cura para muitos sofrimentos.
Fazer isso de maneira consciente e esperançosa transforma o sofrimento em um passado que passou.
O que fazer então?
Primeiro, ser curiosos sobre o próprio PENSAMENTO.
“Eu reagi porque fiz um julgamento rápido. Por que eu fiz esse julgamento? E essa foi uma reação apropriada? O que isso significa para mim? Posso fazer algo a respeito? DEVO fazer algo?”
Crescer em autoconsciência é crucial se quisermos sentir o mundo corretamente. Nossas reações estão ligadas ao significado que damos e frequentemente revelam suposições sutis sobre as quais podemos nem estar totalmente certos.
Em segundo lugar, seja curioso sobre o significados dos outros a seu respeito.
Marido, filhos ou amigos. Você reagiu fortemente porque fizeram um julgamento precipitado sobre você.
“Por que eles fizeram isso? O julgamento rápido deles se encaixa em um padrão real que você mostra? E em vez de escalar a situação com sua própria reação instantânea, como pode amá-los apesar disso?”
Mais uma vez, observe a maneira como as reações e julgamentos revelam suposições improváveis. Nossa consciência de tais fatos nos permite ser curiosos e compassivos para com nossa família e amigos e, se Deus quiser, amá-los com mais sabedoria.